Carregando

Busca e Apreensão de Veículos


Busca e Apreensão de Veículos

Está perdendo o sono por causa da busca e apreensão do seu veículo? Saiba existe a solução Legal para este problema! Entenda melhor como funciona, por que acontece e o que deve ser feito para interromper essa situação desagradável. Saiba mais.

CONSULTAR GRÁTIS

Dúvidas Frequentes

Como Funciona a Busca e Apreensão de Veiculos?

Em um contrato de financiamento de veículo, o mesmo serve como garantia, judicialmente falando. Por meio de um processo judicial, à busca e apreensão acontece quando acumulam parcelas em atraso. A retomada do veículo é para, caso seja necessário, cobrir o valor em aberto referente ao contrato de financiamento a fim de evitar prejuízo para instituição que financiou o mesmo. Veja como acontece em relação às propriedades das partes em relação ao veículo: Posse e propriedade direta: enquanto está pagando em dia as parcelas, o consumidor tem a posse e após quitar todas as parcelas, terá a propriedade definitiva. Já à propriedade fiduciária é do banco, proporcionando o direito legal, caso seja necessário por falta de pagamento, de fazer a busca e apreensão do veículo.

Por Qual Motivo os Bancos Solicitam Busca e Apreensão dos Veículos Financiados por Eles?

A intenção é leiloar o veículo para evitar ou amenizar os prejuízos da instituição, cobrindo o faltante da sua dívida em relação ao financiamento firmado em contrato.

Os Valores Cobrados São Legais?

Sim, entretanto é importante verificar se há cobranças abusivas no contrato. A melhor forma de fazer essa conferência é com a ajuda de uma empresa especializada em análise contratual de juros abusivos.

Qual é o Destino de Um Veículo é Apreendido?

A partir do momento da apreensão do veículo, ele volta a ser do banco ou agente financeiro. Assim que o mandado de busca e apreensão for cumprido, o devedor passa a ter cinco dias para quitar o contrato ou 15 dias para apresentar sua defesa. Se o pagamento ou defesa não forem realizados, o devedor terá que, além de pagar a dívida, pagar todas as custas processuais e os honorários dos advogados. Caso o veículo leiloado não atinja o valor do débito em questão, o devedor continuará devendo o banco.

O Que Devo Fazer se Meu Veículo For Apreendido?

O mais conveniente para situação é procurar um escritório de advocacia e assessoria especializada no assunto para que o auxílio seja completo e embasado literalmente na legislação vigente. Agindo assim, as chances de reversão da busca e apreensão, recuperando o seu carro são altíssimas, lembrando que neste processo acontecerá também a análise e revisão contratual de juros acordados em contrato, se estão de acordo com o permitido por lei, consequentemente tendo grande chance de, além de recuperar o seu veículo, reduzir o valor das suas parcelas ou fazer um acordo quitativo com desconto.

Pagando Juros Abusivos?

Revisamos contratos de financiamentos em toda Belo Horizonte e região metropolitana!

FALE COM UM CONSULTOR